PageRank

31 de maio de 2020

Origem do sobrenome ANGONESE

por: Ilson Angonese

10 anos de site da família Angonese no ar..e sempre há coisas novas para se saber..

Muitos sempre me perguntaram da origem do nosso Sobrenome Angonese,ou Brasão de Família,ou Origem de Local da Família.

    Quanto a Brasão de família,ou Heráldica, sempre disse que isso é coisa de Família Nobre,todos os documentos que achei dos Angonese na Itália,mesmo os mais antigos datados do fim dos século XVIII,e começo do século XIX,todos..eu disse todos..sem exceção,quando citam a profissão de um Angonese,Citam: Villico,o que traduzindo quer dizer agricultor,então esqueçam a história de Brasão de Família,e, talvez título de nobreza, houve até quem sugeriu criar um Brasão para família,mas em respeito aos nossos antepassados que deram o seu suor para um mundo melhor e nunca criaram um Brasão,justamente por não ter lógica para um simples agricultor,não seria eu,ou um contemporâneo meu, que teria este direito. Nossa origem está em família humilde de agricultores e pronto! aceitem ou não!

     Quanto a origem, todos Angonese do Brasil tem uma origem única, a imigração italiana para o Sul do Brasil,que Começou com Marco Angonese em 1888,provindo da Comune(Vilarejo)de Breganze,pertencente a cidade de Bassano Del Grappa, província de Vicenza ,da região do vêneto,e terminou em 1892 com Luiggi Angonese da Comune de Mason Vicentino,vizinho a Breganze,e seus irmãos que vieram um ano antes com sua mãe Anna Bágio,tendo neste meio tempo também uma família de Angonese provindos da comune di Crossara(hoje Maróstica)também vizinha de Mason e Breganze em 1891, todas estas Comunes pertencente a cidade de Bassano Del Grappa, e para se ter uma idéia,uma Comune da outra ficava distante em torno de 8KM , ou seja,muitíssimo próxima umas das outras.
     Todos eles antes de imigrarem também vinham de uma única origem,a comune di Salcedo,sempre soubemos disso devido a um site que apontava a origem do Sobrenome na cidade de Salcedo,era do Governo da Itália mas está fora do ar.também no site Gens na Itália confirma origem no vêneto  clicando aqui. ainda hoje existem 45 famílias Angonese na região do vêneto e a distribuição delas nas cidades(Comunes)pode ser vista clicando aqui. Estamos em busca de documentos na Itália que comprovam o parentesco entre elas, destas 3 famílias de Angonese de comunes diferentes da região do vêneto que chegaram por aqui entre 1888 e 1892,na imigração Italiana para o sul do Brasil, e como se trata de documentos do séc XVIII,ou seja,elos patriarcais de ligação entre elas dos anos de 1700 DC a 1800 DC, há somente microfilmes de paróquias locais,que estamos a analisar uma por uma,ou seja..há muito trabalho pela frente.

Mas temos colaborações quanto a origem do Sobrenome,e os agradecimentos a 3 pessoas:

Abaixo segue as colaborações  de Gilberto Angonese,Italiano de nascença que mora em Treviso, Itália e Anna Angonese que mora nos EUA mas é nascida em Salcedo Itália",repassadas a Edmar Fioravante Angonese:,nosso grande e assíduo colaborador.




As Origens do sobrenome ANGONESE tem raízes na Itália por isso é importante conhecer como ela se desenvolve nesta região.

A origem dos sobrenomes italianos remete à Idade Média (mais ou menos entre os anos 500 e 1500 depois de Cristo). Grande parte vêm de uma mesma raiz, que é a expressão latina “filius quondam” (“filho daquele que já se foi”) ou apenas “filius”, quando o pai ainda era vivo. Por exemplo, Paulus filius Petri significava Paulo, filho de Pedro, estes  são os sobrenomes "Patronimicos", também existe derivações de origem "Toponímica" que relacionar a um lugar ou forma geográfica, exemplo: Fontana, Sendo um sobrenome que deriva da palavra latina fons, significa “fonte".



Até então, era suficiente usar apenas um nome de batismo. Contudo, quando as comunidades começaram a crescer e a ampliar o contato com o mundo externo, por volta do ano mil, tornou-se uma necessidade determinar a ascendência e definir melhor os grupos familiares. Veneza , um dos mais importantes centros comerciais e ponto de partida das famosas Cruzadas foi a primeira cidade a registrar seus cidadãos desta forma. A nobreza inaugurou esta prática e, nos séculos seguintes a população seguiu a orientação.

O sobrenome Angonese tem duas versões;

A primeira versão  pode ter se originado antes do ano 1000 Ac.  tem sua origem de um povo que foi chamado de "Lombardos"  "Os de barba longa"  povo germânico que tem origem na Europa setentrional ( Dinamarca, Noruega, Finlândia, Islândia, Suécia, Estônia, Letônia e Lituânia). Os Lombardos invadiram a Itália bizantina por volta de 568 e estabeleceram o reino lombardo até o ano 774 suas influências perduram até hoje na Itália a região mais importante do país italiano é a província da  Lombardia, mas seu idioma germânico foi extinto e hoje existe poucas evidência.

A palavra  ANGONE no antigo idioma Lombardo  tem o significado de Giavellotto ou lancia em italiano e ANGONESE significava  "Soldato com il Giavellotto"(Lança)
O idioma Lombardo já extinto a mais de mil anos dificulta evidenciamos que a origem do sobrenome Angonese se originou desta versão.

A Segunda Versão e a mais provável por ser possível relacionar a documentos antigos tem origem toponímica no século XV. Toponímia (do gregos τόπος, "lugar", e ὄνομα, "nome", significando, portanto, "nome de lugar")

As fontes mais precisas desta versão são encontrados no livro SALCEDO de DIONIGI RIZZOLO ,

                                                           
ele,DIONIGI, um historiador de sobrenomes italianos desde a idade média,fez muitos trabalhos sobre origens de comunes e origens de famílias da região do vêneto,é um Italiano dedicado, também sobre seus trabalhos com sobrenomes Italianos em outras comunes da região do vêneto pode ser vista clicando aqui 
(abaixo está a íntegra de uma página do livro de Dionigi que fala do sobrenome Angonese).


O nosso antepassados mais antigo em que é possível comprovar é citado em documentos de propriedade de terras da época  se chamou  Gottardo de Lagonese, ele como seus irmãos tem origem em uma vila chamada "Gallio" ao norte da região de Vêneto, cidade que até hoje preserva o idioma "Cimbro" germânico do sul da Baviera que foi difundido nas regiões do Vêneto e Trentino, o que também pôde  ligar nossos antepassados  a origens germânicas.

Lagonese é a forma latinizada, devido a nota do século XV do topônimo, Lagonese, uma palavra que consiste em LAGO e o sufixo  ESE. O sufixo fixo também está presente no topônimo da Costavernese, uma cidade localizada no município vizinho de Molvena. Os povos antigos de Salcedo, que criaram o nome, instintivamente inseriram a consoante -n- entre as vogais -o- do lago e -e- de ese  para evitar o hiato (Beccaria, Dicionário Linguístico) . O sufixo -ese- expressa aqui uma relação de pertencer a um lugar (G. Rohlfs, Gramática Histórica).

Então: "Os do Vale do Lago"

Nosso sobrenome teve origem da palavra LAGO  que existia ou foi construído onde Gottardo e seus irmãos adquiriram terras e formaram uma vila no entorno de onde é Salcedo hoje, a existência do lago aparece em  1436 em citações de documentos referindo se a um lago no vale, existe também citações que foi construído um moinho tornando o local um dos centros mais importante da região na época.
Lagonese eram chamados as pessoas que se estabeleceram nesse vale que eram da família do Gottardo.

Citação do livro "SALCEDO de DIONIGI RIZZOLO"

Non è stato possibile sapere per quanto tempo abbia funzionato il mulino Esso viene citato numerose volte nel Settecento e per l'ultima volta, per quan to è dato sapere, nel 1830 nella mappa del Catasto Austriaco, dove è segnata la
"Valle del Mulino".



A transição de Lagonese para Langonese se deve à inserção de N promovida pelo outro n nasal da palavra, um fenômeno fonético bastante frequente. Nas áreas de Vicenza e Veronese, há, por exemplo, Aquana que se torna Anguana, agonia que se torna angonia, agonia que se torna angonara (Prati, etimologias venezianas).

Enquanto no século XVII as duas formas Langonese e L'Angonese alternam documentos, no século XVIII apenas a forma Angonese é usada, acredita se que o L foi removido com o passar do tempo como pode se confirmar nas citações do livro.







"Versão em Italiano"
ANGONESE. Il toponimo indica una delle più antiche contrade di Salcedo situata poco dopo l'inizio della strada che porta a Lazzaretti e Campodirondo. Dal Quattrocento al Seicento il nome fu Langonese. Divenne poi Angonese perché la consonante L- iniziale fu creduta un articolo incorporato nel nome quindi tolta. La gente penso cioè erroneamente che si trattasse di Lo Angonse, apostrofato L Angonese.

La prima documentazione risale al 1436 (not. Antonio di Martino di Lugo) e riguarda una rosta [roggia] che raccoglieva l'acqua dalla Valle di Angonese portandola presso una località chiamata Larenzolo, una sorgente detta due se coli più tardi e ancor oggi Naranzolo. Il notaio scrive per ben due volte "..in Valle Lagonense". Il toponimo in questa prima documentazione indica dunque una valle e fa riferimento a un lago, cioè a uno sbarramento della valle, forse artificiale, ma più verosimilmente dovuto a frane, che ha creato un serbatoio d'acqua chiamato con evidente iperbole lago.

Trent'anni dopo, nel 1466 (not. Aviano), il nome è già diventato Langonese e viene usato per precisare l'identità di un capofamiglia: "..Gotardo de Lan gonese".

Nel 1467 (not. Aviano), Gottardo de Langonese e tre suoi fratelli vendono un terreno situato a Gallio, il che ci fa capire che essi, o i loro genitori, prove nivano come altri nuovi abitanti di Salcedo dall'Altipiano. La presenza a Lan gonese del toponimo cimbro Bingarte: 'vigneto', documentato nel 1477 (not.

Manervi), conferma la provenienza: "...nella contrada di Bingarte...confinan te con la Valle di Langonese" (...in contracta de Bingarte...apud vallem de Langonese). Bingarte è chiamato contrada, ma con ogni probabilità si trattava di una dipendenza della contrada Angonese.

Nel 1480 (not. Manervi) un documento precisa che Gottardo aveva, oltre ai terreni coltivati, anche una casa nella contrada Langonese, facendoci sapere che le prime case documentate della contrada risalgono a quell'epoca

Nel Cinquecento il nome appare molto spesso sia come nome di contrada sia come soprannome ..Mateo de Langonese) usato per indicare il luogo di a abitazione di alcuni gruppi familiari discendenti da Gottardo e dai suoi fratelli.

Il soprannome diventa lentamente un cognome e si consolida durante il corso del secolo.


2 comentários:

  1. CASINOS CASINO & SPORTSBOOK – LA KENO - TheJTA
    Casino at JMH Sportsbook 정읍 출장안마 LA is open daily from 춘천 출장마사지 8am-4pm, 9pm-10am; Monday through 태백 출장마사지 Friday from 동두천 출장마사지 7am to 김해 출장마사지 9pm.

    ResponderExcluir
  2. Sou neto de nacride angonese. Filho de Arlindo angonese. Meu Valmir Luís angonese. Tenho. 3 filho. Lucas angonese. Aline barbara angonese. Ana Luísa angonese

    ResponderExcluir